Myos Make Your Own Style
Categoria: Empresa

História da MYOS (completa)

Sílvia Abreu, fundadora e CEO da MYOS, nasceu em 1984 na cidade de Vila Nova de Gaia, no bairro das Pedras. Fruto de uma infância difícil e de origens humildes, conta que sua mãe. Foi a sua maior fonte de inspiração, por ser uma guerreira,já que tinha vários empregos para conseguir sustentar a família de 6 pessoas.

Quando ainda era menor de idade, na escola e no Andebol (onde jogou 12 anos), começou a vender meias e porta-chaves, feitos à mão por si, às suas colegas, para ganhar algum dinheiro. Mais tarde, teve o seu primeiro contacto com cabelos. Fazia tererés (que aprendeu a fazer através da observação de um ambulante no Algarve), às colegas de equipa, em torneios.

Ainda a estudar, trabalhou em part-time como pizeira, call center, vendedora porta a porta, promotora em supermercados, embaladora de postais, embaladora de embrulhos de natal e balconista de vários cafés.

Em 2005, durante as férias de verão da escola, voltou a fazer tererés. Agora na rua,esta nova experiência correu lindamente. Foi a partir desta data, que percebeu que podia criar uma linha de acessórios de cabelo intemporal, que se vendesse o ano inteiro e não apenas no Verão. Atualmente conta com mais de 60 produtos. Com o crescimento gradual dos acessórios, nomeadamente os de cabelos natural, teve a necessidade de comprar diretamente o cabelo a fornecedores. Assim, juntou os acessórios à área de extensões de cabelo com preços altamente competitivos no mercado, quando as extensões eram caríssimas.

Sílvia explica que aprendeu de forma autodidata a arte de colocação, devido ao contacto que teve com uma pessoa que usava extensões. Depois de analisar todos os pormenores, começou a executar trabalhos em clientes no seu próprio quarto. A par disto, juntamente com uma amiga, fez experiências nos seus próprios cabelos, com extensões em cabelo bruto (em gramas), por ser o mais barato. Sílvia conta que era fascinada por cabelos compridos e volumosos. Como sempre sonhou com isso, mas não tinha possibilidades financeiras para o conseguir, percebeu a oportunidade que tinha em mãos de negócio e, em simultâneo, poder proporcionar o sonho de cabelos lindos a todas as mulheres mesmo as que não tinham possibilidades.

Em 2010, Sílvia termina a licenciatura em Desporto e Educação Física, conciliando sempre os estudos com todo o trabalho. Em seguida, focou-se arduamente no seu negócio pequeno e pela primeira vez estreava-se no shopping com sua marca MYOS. Conta que gastou todas as economias que tinha, em apenas um mês, e trabalhou 14h/dia sem folgas e sem pausas para refeições. Esse mês correu lindamente e com o dinheiro que amealhou, abriu a sua primeira loja. Nos anos seguintes, o seu percurso foi bastante trabalhoso. Esteve 7 anos sem férias, por isso explica a importância do saber delegar e ter as pessoas certas ao seu lado para continuar a crescer.

Em 2016, a sua marca possuía 3 lojas e uma equipa de 20 pessoas. O conceito diferenciador da marca permite um forte crescimento atual.
Em 2020, conta já com 5 lojas e quase 40 trabalhadores. A visão da fundadora é abrir mais lojas em Portugal e, de seguida, começar a internacionalização.